A Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv) está promovendo ações significativas para combater a violência contra a pessoa idosa, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho. As atividades ocorrerão nos dias 24 e 28 de junho, abrangendo uma capacitação intersetorial e uma tarde de lazer e bem-estar.
Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Betim, através da Apromiv sediará um evento das 13h30 às 16h, com dança sênior, rodas de conversa e outras dinâmicas voltadas aos idosos. Este encontro não só proporciona lazer, mas também oferece orientações sobre como identificar sinais de violência e os órgãos competentes para denúncia.
Na sexta-feira, 28 de junho, das 8h às 12h, será realizada a capacitação intersetorial “Violência contra a Pessoa Idosa, como Identificá-la?”. O treinamento, destinado a profissionais da Assistência Social, Saúde, Conselho Municipal do Idoso e associações parceiras, acontecerá na Escola do Servidor, no Centro Administrativo. O advogado Lucas Estevão da Silva, conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ribeirão das Neves, ministrará a capacitação.
Gabriela Brena Araújo, secretária municipal de Assistência Social, destaca a importância das ações: “O objetivo é tratar a violência contra a pessoa idosa como uma grave violação de direitos humanos, treinando os profissionais para a observação qualificada dos sinais e capacitando-os para formar uma rede de proteção eficaz. Além disso, orientamos a pessoa idosa para o reconhecimento dessa violação de direitos e apresentamos os canais disponíveis para denúncia e acolhimento.”
Fotos: Secom/PMB