O programa Viva o Esporte reafirmou seu protagonismo no esporte nacional com uma campanha histórica no Open Regional Sudeste de Taekwondo 2026. Realizada entre os dias 19 e 21 de junho, em Guarapari (ES), a competição terminou com a delegação mineira subindo ao pódio em seis oportunidades e garantindo a classificação de duas atletas para o Grand Slam Nacional, evento mais cobiçado do calendário brasileiro da modalidade.
Com uma equipe de nove lutadores e uma comissão técnica composta por dois profissionais, Betim mostrou eficiência e alto nível técnico ao longo dos três dias de disputa. A campanha de destaque veio principalmente da categoria juvenil feminina, onde a cidade conquistou duas medalhas de ouro. Eduarda Pereira de Melo foi campeã na divisão até 44 kg, enquanto Amanda de Sousa dominou a categoria até 59 kg, garantindo, com as vitórias, a classificação direta para o Grand Slam, marcado para dezembro.

O desempenho da equipe betinense também contou com mais quatro pódios. Rafael Henrique Ferreira faturou a prata no juvenil masculino até 63 kg. Já as medalhas de bronze foram conquistadas por Rafael Oliveira Alves (sub-21 masculino até 63 kg), Sophia Olga (sub-21 feminino até 49 kg) e Camile Yasmin (juvenil feminino até 55 kg).
O torneio, que distribuiu dez pontos para o ranking brasileiro e concedeu vagas automáticas aos campeões de cada categoria para o Grand Slam, cumpriu seu papel estratégico no calendário.
Com o resultado expressivo, Betim não apenas consolida sua tradição na luta olímpica, mas também projeta seus talentos para o cenário nacional, aumentando as expectativas para a próxima edição do Grand Slam.












