O prefeito Vittorio Medioli determinou na última terça-feira (11) o início da elaboração dos projetos executivos das obras de mobilidade urbana e retificação do rio Betim, que formarão um novo complexo viário interligando o bairro Sítio Poções, na região Norte, ao bairro Senhora de Fátima, na região Alterosas. A medida ocorre após a conclusão do processo licitatório e da assinatura do contrato com o Consórcio Sítio Poções, criado para realizar os serviços. As obras, com investimento de mais de R$ 18 milhões da Prefeitura de Betim, têm o objetivo de melhorar a infraestrutura, a mobilidade urbana e evitar enchentes no encontro do rio Betim com o córrego Estiva, que desce pela avenida Cordiline.
Segundo o prefeito, o projeto prevê a construção de uma ponte e um minitúnel para a transposição do rio, em dois trechos, permitindo a continuação da rua Pau Brasil até a rua Tocantins, interligando os bairros Vila das Flores e Senhora de Fátima. O projeto também inclui a extensão da avenida sanitária Cordiline, no sentido Centro, até a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti. A fiscalização e supervisão das obras ficarão a cargo da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).
Uma intervenção aguardada pela população, a rua Pau Brasil terá uma ponte sobre o novo canal que será aberto, por onde o rio Betim será desviado. A área do curso atual será aterrada, possibilitando a extensão da via com um novo traçado até o encontro com a rua Tocantins. As obras serão iniciadas assim que os projetos forem concluídos e aprovados, com um prazo de execução de 12 meses a partir dessa aprovação.
Em outra fase, o trabalho consistirá na interligação da avenida Cordiline à avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, no sentido Centro. Com a transposição do rio Betim, o encontro com o córrego Estiva será realocado para o interior do parque ecológico Matinha do Ingá, no bairro Bueno Franco. Para completar a retificação do rio Betim, outro minitúnel será construído sob a avenida Edmeia Lazzarotti, direcionando o fluxo de água para o parque. Após essa etapa, será possível realizar a extensão da avenida Cordiline no sentido Centro, concluindo o encaixe da via na avenida Edmeia Lazzarotti, próximo ao retorno que dá acesso ao bairro Sítio Poções.
Todo o novo complexo viário receberá novos projetos de iluminação pública e sinalização.
Fotos: Área/Guga Ribeiro – Google mapas