VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE EM BETIM TEVE INÍCIO NESTA SEGUNDA (27)

A Secretaria de Saúde de Betim comunica que Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2024 vai se estender  até o dia 14 de junho e espera imunizar todas as crianças de 2 meses a 4 anos de idade.

Crianças que ainda não completaram o esquema vacinal primário de três doses receberão a vacina inativada poliomielite (VIP). As crianças a partir de um ano, com o ciclo de imunização completo, receberão o reforço com a vacina oral poliomielite (VOP).

O Dia D de mobilização será no sábado, 8 de junho, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim estarão abertas para a vacinação, das 8h às 17h. Durante a campanha, o imunizante estará disponível em todas as UBSs do município no mesmo horário.

Segundo o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, com o país sendo certificado como livre de circulação do poliovírus em 1994. No entanto, a queda nas coberturas vacinais levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificar o Brasil como área de alto risco para reintrodução do vírus em 2020. A meta de cobertura vacinal para evitar esse risco é de 95%.

Em Betim, os dados epidemiológicos mostram um aumento na cobertura vacinal para crianças menores de 1 ano, de 84,24% em 2022 para 93,91% em 2023. Para as crianças entre 1 e 4 anos, o índice passou de 80,66% em 2022 para 81,37% em 2023.

Fotos: Redes Sociais

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua voz tem espaço

Linha direta com a redação

Tem uma pauta, denúncia ou sugestão ou quer divulgar sua marca no nosso portal? Fale com a gente! Este é o seu canal direto para enviar informações ou anunciar seus produtos e serviços.