A Secretaria Municipal de Saúde de Betim encerrará, à zero hora deste sábado (18), o funcionamento do Centro de Acolhimento Especializado para a Dengue (Centro AED) do Teresópolis, instalado anexo ao Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc). A decisão foi tomada pela Prefeitura de Betim após a constatação da redução da demanda por atendimentos na unidade: nos últimos 30 dias, a procura por assistência caiu 20% no período diurno e 40% no período noturno/madrugada. O Centro AED instalado no Hospital Público Regional – primeiro centro especializado aberto pela gestão municipal – segue atendendo normalmente, com funcionamento 24 horas, bem como a Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue, que opera na UPA Norte.
As unidades especializadas atuam como suporte emergencial exclusivo para assistência aos pacientes com idade a partir de 13 anos com sintomas de dengue no município.
O Centro AED de Teresópolis foi aberto pela prefeitura no dia 4 de março, também com atendimento 24 horas, e com uma equipe composta por oito técnicos de enfermagem, seis enfermeiros e três médicos. No período do dia 4 de março a 15 de maio, a equipe da unidade prestou assistência para 3.120 pessoas no plantão diurno e 941 no plantão noturno, totalizando 4.061 atendimentos, informa a coordenadora da Atenção Secundária à Saúde, Luciana Januzzi. Após o encerramento das atividades do Centro AED do Terê, os profissionais que atuavam no local serão encaminhados para outras unidades de saúde do município.