A Prefeitura de Betim promove, entre quarta-feira (15) e sexta-feira (17), a Semana da Segurança Pública, com o tema “Segurança pública, direitos humanos e a atuação das forças de segurança junto aos grupos vulneráveis”. As atividades incluem blitze educativas, palestras, homenagens a profissionais da área e o início do funcionamento do Centro Integrado de Operações (COP), localizado no Centro Administrativo da prefeitura. O novo sistema contará com videomonitoramento e comunicação, reunindo serviços de entidades como as guardas Municipal e Patrimonial, a Defesa Civil, a Polícia Militar, entre outras.
A programação começa na quarta-feira (15), das 9h às 11h, com blitze educativas em dois pontos da cidade. Agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil distribuirão materiais informativos sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e orientarão os moradores. No mesmo dia, das 10h às 12h, haverá uma exposição de equipamentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e demonstração de procedimentos de salvamento pelos agentes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, no Centro Administrativo da Prefeitura de Betim. Às 17h30, a Guarda Civil de Contagem se apresentará na Praça do Encontro, onde também serão distribuídos materiais informativos.
Na quinta-feira (16), às 9h, haverá uma palestra sobre a atuação das forças de segurança com os grupos vulneráveis, com o chefe da assessoria estratégica da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Marco Antônio Territo de Barros. Em seguida, a Secretaria Adjunta de Segurança Pública entregará certificados de honra ao mérito a profissionais que se destacaram em 2023 em diversas áreas relacionadas à segurança pública em Betim.
Já na sexta-feira (17), será inaugurado o funcionamento do COP, quando ocorrerá a centralização das ações de monitoramento da cidade em um único espaço. O Centro contará com videomonitoramento por 68 câmeras de Olho Vivo e receberá informações em tempo real por 66 câmeras de LPR (License Plate Recognition), instaladas pela prefeitura em diversas regiões da cidade para leitura automática de placas de veículos. O COP funcionará 24 horas e receberá chamados à Guarda Municipal pelo 153 e à Defesa Civil pelo 199, visando dar celeridade à comunicação e à atuação dos órgãos competentes no atendimento às demandas da população, além de ampliar a segurança dos moradores de Betim com trabalhos preventivos.
Fotos: Fábio Juber/PMB