Estratégia de vacinação infantil de Betim é destaque em congressos nacional e internacional

Betim ganhou projeção nacional e internacional ao ser selecionada para apresentação de trabalho oral e exposição de painel no III Congresso Brasileiro de Defesa da Vacinação e no I Congresso Internacional de Imunização. Os eventos foram realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Nesta terça-feira (23), o município foi representado pela enfermeira e coordenadora do Vacimóvel Betim, Adriane Couto, que apresentou o tema “Do erro à excelência: a vacinação em creches com Vacimóvel como estratégia para ampliar o acesso e qualificar a imunização infantil”.

A experiência compartilhada destacou a estratégia implantada em 2025, baseada na integração entre as áreas de saúde e educação, por meio da ida do Vacimóvel às instituições de ensino infantil. A iniciativa levou a vacinação diretamente ao ambiente escolar, facilitando o acesso das crianças aos imunizantes e reduzindo as barreiras enfrentadas pelas famílias.

As ações desenvolvidas incluíram a análise prévia dos cartões de vacinação, a identificação de esquemas vacinais incompletos, a orientação aos responsáveis, a obtenção de autorização familiar, a aplicação das vacinas nas escolas e o registro das doses em tempo real nos sistemas de informação.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua voz tem espaço

Linha direta com a redação

Tem uma pauta, denúncia ou sugestão ou quer divulgar sua marca no nosso portal? Fale com a gente! Este é o seu canal direto para enviar informações ou anunciar seus produtos e serviços.