Com 40 anos de história, o Albergue Vitor Braighi acaba de passar por uma completa revitalização que transforma a unidade em um espaço mais moderno, seguro e acessível para o acolhimento de pessoas em situação de rua e migrantes. A reforma, executada pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), será oficialmente inaugurada no próximo dia 3 de julho.
O equipamento, que funciona 24 horas por dia, tem capacidade para atender até 40 pessoas – sendo 30 vagas para o público masculino e 10 para o feminino. A gestão é realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Betim e a Apromiv, entidade responsável pela execução do serviço de acolhimento, que segue as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
A intervenção promoveu mudanças estruturais em todos os ambientes. Foram criadas salas específicas para triagem e guarda-volumes, além de um espaço de convivência equipado para atividades coletivas e fortalecimento de vínculos sociais. A unidade agora conta com dormitórios e banheiros separados por gênero, rouparia, lavanderia, cozinha industrial, refeitório, sala para armazenamento de enxovais e circuito interno de monitoramento por câmeras.
Além do abrigo, o Albergue Vitor Braighi oferece alimentação, higienização, pernoite, orientações individuais e em grupo, encaminhamentos para a rede de proteção social e apoio para retorno à cidade de origem, reencontro familiar ou deslocamento para local que melhor atenda às necessidades de cada usuário.












