A Prefeitura de Betim realiza uma intensa mobilização contra os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika, a ação acontece nesta quarta-feira (07), na Regional Petrovale, e visa conter a reprodução do mosquito e frear o avanço das doenças na cidade.
O mutirão envolve as pastas de Saúde, Gabinete, as gerências regionais e a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), ocorre em três etapas: quarta-feira (07), na Regional Petrovale, quinta-feira (08), na Regional PTB e sexta-feira (09), na Regional Centro. Durante todo o dia, equipes percorrem as áreas mais afetadas de cada regional.
Agentes de combate a endemias (ACEs) estão ativos, eliminando e tratando criadouros de larvas do mosquito com larvicidas. Agentes comunitários de saúde (ACSs), junto a profissionais das gerências regionais e outras entidades envolvidas, fornecem informações e orientações à população sobre como evitar a água parada. Equipes de limpeza estão nos bairros, higienizando áreas com descarte irregular de lixo e recolhendo entulhos, pneus e outros resíduos descartados incorretamente.
As agendas dos mutirões são definidas semanalmente, com base nos indicadores de incidência de doenças por bairro e no número de atendimentos na rede municipal de saúde.
Até o momento, os mutirões já resultaram na coleta de 704 toneladas de entulhos e resíduos de áreas com descarte irregular, além da retirada de 60 toneladas de entulhos das caçambas do Eco Entulho e das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), e do recolhimento de 1.405 sacos de lixo.