Cada vez mais presente no trânsito no geral das grandes cidades e até pelo interior, as motos são cada vez mais utilizadas, seja para o trabalho ou para os deslocamentos do dia a dia nos centros urbanos, além da economia de combustível, indiscutível. Diante deste contexto, as vendas de motos novas atingiram a marca de 932.940 unidades entre janeiro e junho deste ano, registrando um aumento de 19,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O setor não para de crescer.
Somente no mês de junho, foram emplacadas 165.855 motocicletas, uma alta de 18,2% em relação a junho de 2023 e um avanço de 0,83% ante o mês anterior. Segundo o presidente da Fenabrave, Andreta Jr., o volume de vendas no segmento de duas rodas poderia ter sido ainda maior, não fosse um dia útil a mais em junho comparado a maio.
“A procura por motos continua forte, sobretudo para modelos até 250 cilindradas, consideradas mais econômicas. Acredito que a necessidade de um transporte econômico e o uso de veículos nos serviços de entregas devem manter o mercado aquecido nos próximos meses”, afirmou Andreta Jr. em nota.
AS MAIS VENDIDAS
A Honda CG 160 foi a moto nova mais vendida no Brasil no primeiro semestre, segundo a Fenabrave, com mais de 224 mil unidades emplacadas entre janeiro e junho deste ano. Só em junho, foram vendidas 38.602 motocicletas desse modelo.
A segunda posição no ranking ficou com a Honda Biz, com 152.059 unidades vendidas no semestre, seguida pela Honda Pop 110i, que fechou o pódio com 79.647 emplacamentos no período.
Os dados da Fenabrave mostram a predominância da Honda no mercado brasileiro de motos, com 70,76% do total de unidades comercializadas entre janeiro e junho de 2024. Na sequência, estão a Yamaha (17,52%), a Shineray (3,27%), a Mottu (2,62%) e a Royal Enfield (0,81%).
Fotos: Redes Sociais