A presença de veículos abandonados em vias públicas tem gerado transtornos e riscos significativos para a população. Em alguns casos, esses veículos podem até se tornar criadouros do mosquito da dengue. O problema não se restringe a áreas menos favorecidas; bairros da região central também enfrentam a ocupação de espaços públicos por carros velhos e sucateados. A situação traz diversas consequências negativas para a sociedade, desde impactos ambientais até questões de segurança.
Ao atender a uma denúncia, a reportagem esteve no Bairro Jardim da Cidade, na Rua Maria Amélia Tupinambá, próximo ao número 15, e confirmou a existência de um carro de passeio em situação de abandono há cerca de seis meses, segundo informações dos vizinhos. Um caminhão, em condições semelhantes, está abandonado na Região Norte, na Avenida José Inácio Filho, esquina com a Rua Alcides Inácio Filho. “É um verdadeiro descaso do proprietário do veículo e omissão da prefeitura, que faz vista grossa para a situação. Já passou da hora de tirarem essas carcaças da rua”, disse um morador que acompanhava a reportagem tirar fotos e preferiu manter o anonimato.
TRANSBETIM AFIRMA MONITORAR DENÚNCIAS
A Lei Ordinária nº 6.171/2017 de Betim, MG, proíbe a permanência de veículos, carcaças, chassis e outras partes abandonadas em logradouros públicos. Esses itens devem ser removidos e armazenados em pátios públicos. O presidente da Ecos, Wilton Magnos, que controla a Transbetim, explicou que, ao receber uma denúncia, é realizada uma vistoria para verificar se o veículo se enquadra na condição de abandono. Em caso positivo, o carro é adesivado.
Após 24 horas sem providências por parte do proprietário, o automóvel é considerado abandonado. Uma nota é publicada no Órgão Oficial do Município e, em seguida, o veículo é removido e encaminhado para o pátio do Detran. O proprietário é notificado e, caso não se manifeste dentro de 90 dias após a apreensão, a administração pode levar o carro a leilão.
Uma resposta
Excelente a reportagem sobre abandono de veículos nas ruas de Betim. Parabéns! Espero que a Transbetim faça a remoção desses obstaculos , eis que os proprietários desses veículos que não são moradores , simplesmente abandonam esses veículos , causando com isso transtorno ao trânsito e põem em risco a saúde do povo .