A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a ampliação temporária do público-alvo para a vacinação contra a coqueluche. Inicialmente destinada a crianças e gestantes, a vacina agora também será oferecida a trabalhadores que atendem esses grupos na rede de saúde, doulas, parteiras e profissionais de berçários e creches. Essa decisão segue uma recomendação do Ministério da Saúde, que observou um aumento de casos da doença em diversos países e orientou a intensificação da vacinação no Brasil para prevenir novos casos.
Em Betim, os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para os adultos, a vacina ofertada é a dTpa, enquanto para as crianças, o esquema vacinal primário é composto por três doses da vacina pentavalente aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforços aos 15 meses e 4 anos com a vacina DTP.
O Ministério da Saúde estabeleceu uma meta de 95% de cobertura vacinal para a coqueluche. Em 2023, Betim atingiu 94,09% de cobertura com a vacina pentavalente para crianças menores de 1 ano, 81,66% para a vacina DTP em crianças maiores de 1 ano, e 90,42% para a dTpa em adultos.
Foto: Secom/PMB