“UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL”: PROJETO DA VOLTA DO SUBÚRBIO DE BETIM PODE “ENTRAR NOS TRILHOS” DO PAC EM BRASILIA

O Trem Metropolitano ligando Betim a Belo Horizonte, nos moldes do antigo Subúrbio,  pode ganhar impulso com a possibilidade de inscrição no Novo PAC, Programa do Governo Federal, para obter os recursos necessários para a implantação do sistema.

Representantes de Betim participariam de uma reunião em Brasília, quando a Agência Nacional de Transporte Terrestre apresentou alternativas, incluindo o compartilhamento da malha ferroviária atual com a FCA e o apoio do governo estadual nos estudos. O secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), Marco Túlio Freitas vê a inscrição no PAC como a opção mais viável. O prefeito Vittorio Medioli e a prefeita de Contagem, Marília Campos, devem definir a melhor proposta em comum.

O projeto da ONG Trem propõe uma linha de trem duplicada de Betim à BH, com poucas paradas e integração à linha atual do metrô. O custo estimado é de R$ 325 milhões, visando transportar até 3.000 passageiros diariamente, com previsão de implantação até o final de 2025. 

As tratativas para o transporte sobre trilhos ganharam força em novembro do ano passado, graças ao comprometimento dos prefeitos de Betim e Contagem na busca por soluções para a mobilidade urbana na região metropolitana. As próximas discussões visam consolidar a viabilidade do projeto, representando um passo promissor para a melhoria do transporte público intermunicipal.

Se o betinense acredita neste projeto e leva fé “neste trem” só o tempo dirá.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!