TERESÓPOLIS GANHA UM CENTRO ESPECIALIZADO PARA ATENDER PACIENTES COM DENGUE

A cidade de Betim está se preparando para abrir seu segundo Centro de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED) no bairro Jardim Teresópolis. A unidade, localizada ao lado do Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc), começará a receber pacientes a partir dos 13 anos a partir do dia 4 de março, às 7h. O primeiro Centro AED foi inaugurado na última quarta-feira (21), no Hospital Regional.

O novo espaço terá capacidade para realizar 150 avaliações clínicas por dia, com três consultórios, incluindo um para classificação de risco e dois para atendimento médico. Além disso, contará com um leito de estabilização clínica, 20 pontos para hidratação oral e/ou venosa e para coleta de exames laboratoriais.

Assim como o primeiro Centro AED, a nova unidade funcionará 24 horas e oferecerá medicação para alívio dos sintomas. O atendimento a crianças com até 12 anos continuará sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência e, em casos mais graves, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O secretário municipal de Saúde, Heron Guimarães, enfatizou o compromisso da prefeitura em atender à alta demanda por atendimentos e garantir que ninguém fique sem atendimento. Ele ressaltou que a ampliação dos núcleos de atendimento seguirá conforme a necessidade, especialmente em regiões mais afetadas, como é o caso da região do Teresópolis.

A população foi orientada a procurar a UBS mais próxima em caso de sintomas como febre alta, dores de cabeça e no corpo, manchas na pele, cansaço, náuseas e vômitos. As 38 UBSs da cidade funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Os pacientes atendidos nas UBSs que precisarem de hidratação venosa serão encaminhados para o Centro AED.

Para casos mais graves, como dor abdominal intensa e sinais de sangramento, as UPAs estão disponíveis 24 horas. Betim conta com quatro UPAs: Norte, Teresópolis, Alterosas, Guanabara, e com o Pronto Atendimento do Hospital da Colônia Santa Isabel, no Citrolândia. O atendimento pediátrico de urgência para crianças com menos de 13 anos é oferecido nas UPAs Alterosas, Teresópolis e Norte.

Fotos: Ronaldo Silveira.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!