A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem o compromisso de mobilizar instituições para a oferta de vagas de aprendizagem a jovens em situação de vulnerabilidade. Neste contexto, será realizado um evento na quinta-feira (09), às 14h no auditório do Centro Administrativo com a participação de empresários e coordenadores de entidades governamentais e mistas. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de novembro através do link: betim.mg.gov.br/programadescubra
O “Descubra” é uma conquista que envolvendo órgãos e instituições de esfera federal, estadual e municipal. Iniciado em 2019, o programa é liderado pelo Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais e visa apoiar a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, com foco especial em aqueles que estão em medidas socioeducativas, acolhimento institucional ou resgatados do trabalho infantil.
Destinado a jovens e adolescentes com idade entre 14 e 21 anos, o programa conta com o acompanhamento dos serviços de medidas socioeducativas e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de unidades de acolhimento.
Em Betim, a adesão ao Descubra ocorreu em 30 de junho de 2022. O Instituto Ramacrisna, o Salão de Encontro, a Rede Cidadã e o Sistema S (Senai, Sesi, Senac) são as instituições parceiras para oferta de qualificações, criando oportunidades no mercado para esse público. A Assistência Social é responsável pela identificação do público prioritário, inserção nas vagas e acompanhamento familiar por meio de técnicos especializados.
O programa representa um passo fundamental para que os jovens atendidos tenham acesso ao mercado de trabalho, contando com qualificações profissionais de excelência.
Fotos: Instituições parceiras/mídias sociais.