Na quarta-feira (13), o Senado Federal aprovou em plenário a proposta de emenda constitucional que concede isenção do IPVA a veículos terrestres de passageiros com 20 anos ou mais de fabricação. A medida foi comemorada pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG), que sempre defendeu a isenção, destacando sua importância para a população de baixa renda.
A proposta agora seguirá para a Câmara dos Deputados, onde será analisada. Cleitinho reforçou que a isenção não incentivará a manutenção de carros antigos e criticou a qualidade dos serviços prestados pelo Estado em troca do IPVA pago pela população.
Em relação às críticas do Governo do Estado, Cleitinho foi enfático: “Quero que o Estado exploda”. Ele argumentou que a isenção resultará em mais dinheiro no bolso do povo, uma vez que, segundo ele, o IPVA representa um ônus excessivo para os proprietários de veículos.
“Quando você compra um carro, vem essa porcaria de IPVA. Quando você paga 20 anos de IPVA, você paga o carro duas vezes. Eu vou repetir: você paga o carro duas vezes. Aí esse tal de IPVA, sabe como é que funciona? Você vai numa estrada dentro de Minas Gerais lá, um um lixo! Você tem que ficar desviando de buraco, quando você não cai no buraco. Aí IPVA serve para quê? Não serve para nada! Nem para garantir uma estrada com decência o IPVA não serve”, afirmou o senador.
Fonte: Agência Senado