A rejeição do candidato a prefeito de Belo Horizonte pelo PT, Rogério Correia, que, segundo pesquisa Instituto Quaest divulgada pela TV Globo nesta terça-feira (1), aponta que o pupilo do Lula disputa as últimas posições com Gabriel Azevedo (MDB) e Carlos Viana (PODEMOS). Esta situação vem assombrando a campanha do médico Vinícius (PV) em Betim, pois sua candidata a vice-prefeita é uma petista de carteirinha, a sindicalista Ana Paula. Com esta conjuntura formada pela Federação PV-PT-PCdoB, o Partido dos Trabalhadores tenta de todas as formas voltar a comandar a Prefeitura de Betim.
Na capital mineira, nem o apoio do presidente Lula parece suficiente para alavancar a campanha de Rogério Correia, que ocupa a quinta posição em todas as sondagens eleitorais. Atualmente, ele continua empacado em 5%, disputando a lanterninha com Gabriel (MDB) com 5% e Carlos Viana (PODEMOS) com 2%. Lula, por sua vez, parece acompanhar os movimentos políticos à distância, sem sinalizar uma intervenção direta em Betim ou em outras cidades. Em Belo Horizonte, seu apoio não produziu o efeito esperado, e os petistas já parecem ter “jogado a toalha”.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as diversas pesquisas apontam cenários distintos para o PT nas três maiores cidades. A candidata Marília Campos (PT) consolida sua liderança em Contagem, contando até com o apoio de partidos de direita. Em Betim, segundo pesquisa do Instituto Realtime Big Data divulgado pela Itatiaia em 19 de setembro, Vinícius Resende (PV) e Ana Paula (PT) ocupam a segunda colocação nas intenções de votos. Desta forma, a dupla PV e PT de Betim pode acabar se juntando ao grupo de Rogério Correia já no próximo domingo (6).
Se o presidente Lula virá a Betim para “dar um empurrão” na campanha do médico Vinícius (PV) e da sindicalista Ana Paula (PT), como fez com seu candidato a prefeito de Belo Horizonte, Rogério Correia, só o tempo dirá.
Fotos: Redes Sociais