A Globo Minas realizou, na tarde desta segunda-feira (9), um debate entre os candidatos à prefeitura de Betim, Vinícius Saraiva (PV) e Heron Guimarães (União Brasil), transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da emissora. O debate abordou temas como segurança pública, educação, saúde, transporte e obras. Mesmo com as regras estabelecidas pela emissora e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as trocas de farpas entre os candidatos não foram evitadas.
O que chamou atenção, entretanto, foi a tentativa de Vinícius em ocultar seu vínculo com o PT, partido da sua candidata a vice-prefeita, a sindicalista Ana Paula. Em suas peças publicitárias, predomina a cor verde do PV, enquanto o tradicional vermelho do Partido dos Trabalhadores e a emblemática estrela do PT foram ofuscados.
Durante o debate, sem mencionar nomes de empresas, Vinícius afirmou que empresários estariam deixando Betim por discordarem das contrapartidas entre a Prefeitura e as empresas que investem na cidade. No entanto, o candidato acabou “dando um tiro no pé”, ao esquecer que Betim sofreu um sério prejuízo econômico quando a Fiat Automóveis decidiu transferir sua expansão, inicialmente prevista para a cidade.
A mudança ocorreu por determinação da então presidenta Dilma Rousseff, indicada política de Lula, que direcionou o projeto para Pernambuco. Como resultado, Betim enfrenta até hoje perdas na arrecadação e na geração de empregos devido à medida tomada pelo governo petista, desde de 2015.
Foto e Ilustração: Redes Sociais