Na próxima quarta-feira (28), alunos de duas instituições municipais de Betim terão uma aula diferente, com direito a teatro, interação e lições que podem salvar vidas. O projeto “Samu na Escola”, realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), visitará o Centro Infantil Municipal Emanuel Marcelino Maia Silva, às 8h30, e o Salão do Encontro, às 13h30, levando encenações e orientações sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e o uso responsável do número de emergência.
A iniciativa, que integra o Programa Saúde na Escola, já percorreu 22 instituições desde sua criação, em 2022, impactando mais de 5 mil estudantes no município. Por meio de uma abordagem lúdica, o teatro explica, por exemplo, como agir em casos de quedas, queimaduras ou engasgos, além de alertar sobre os riscos dos trotes, que atrasam atendimentos a vítimas reais.
Ao final da apresentação, os alunos receberão cartilhas ilustradas para compartilhar o conhecimento em casa. “As crianças se envolvem, fazem perguntas e assimilam a importância do tema. É gratificante ver como elas replicam essas informações em seu cotidiano”, afirma Nick Douglas dos Reis, gerente do Samu Betim.
Foto: Secom/PMB