Na manhã desta segunda-feira (9), o Jornal “O Tempo” diário divulgou, em suas redes sociais, informações sobre a operação “Entre Amigos II”, conduzida pela Polícia Federal. A investigação indiciou 27 pessoas suspeitas de participarem de um esquema liderado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDSocial) para fraudar contratos de serviços de saúde e desviar cerca de R$ 23 milhões dos cofres da Prefeitura de Betim durante a pandemia de Covid-19.
O relatório com as conclusões da operação foi enviado ao Ministério Público Federal (MPF) na última quinta-feira (5). Entre os indiciados estão o secretário de Saúde, Guilherme Carvalho Paixão, e o diretor de Saúde, Paulo Henrique Silva Maia, responsáveis pela gestão do contrato com o IBDSocial.
De acordo com o delegado Felipe Baeta, as investigações apontaram que a administração direta da Prefeitura de Betim não tinha conhecimento dos desvios. Assim que o caso foi descoberto, em 2021, a prefeitura contratou uma auditoria independente, que constatou o rombo de R$ 23 milhões. O relatório produzido pela auditoria subsidiou as investigações da PF.
Baeta esclareceu que o esquema era comandado pelos sócios do IBDSocial, que estão entre os indiciados. A participação do então procurador-geral de Betim, Bruno Ferreira Cypriano, chegou a ser considerada, mas ele foi retirado do inquérito após sua inocência ser comprovada. Em outubro de 2021, Cypriano ajuizou um pedido de declaração de “inidoneidade” do IBDSocial e encaminhou os relatórios das auditorias que revelaram as fraudes.
Lista dos indiciados pela Polícia Federal:
– Alessandra de Oliveira
– Alexandre Abud
– Alexandre Antônio da Silva José
– Anamir José Ferreira
– Braulio Henrique Dias Viana
– Cíntia Aparecida Corrêa
– Daniella Pedrosa Salvador Viana
– Ercílio Matins da Costa Júnior
– Gilmar de Assis
– Guilherme Carvalho Paixão (ex-secretário de Saúde)
– Guilherme Michetti de Souza
– Gustavo Luiz Guilherme Pinto
– Heitor Guimarães Cambraia
– Ivair de Souza Rodrigues
– Jorge Luiz da Cruz Júnior
– Luiz Eduardo Machado Neme
– Manoel de Albuquerque Filho
– Marcelo Luiz Alves
– Márcia Menezes Corrêa Santos
– Patricia Soares Ferreira Ferraz Bulhões
– Paulo Henrique Silva Maia (diretor de Saúde)
– Simone Guerra Dutra
– Thiago de Pinho Botelho
– Thiago Ferraz
Bulhões Veloso
– Tiago Simões Leite
Fotos: Redes Sociais