Na corrida eleitoral deste ano, as legendas partidárias já iniciaram a definição dos candidatos a vice-prefeito, que irão compor a chapa dos pré-candidatos a prefeito já confirmados. O PT saiu na frente e indicou a sindicalista Ana Paula Ribeiro, atual vice-presidente do diretório municipal, para vice do Dr. Vinícius Resende, apagando o “fogo amigo” entre Maria do Carmo e Jésus Lima. Outras legendas ainda não se manifestaram e devem aguardar o prazo final para registro das candidaturas até 15 de agosto. No entanto, tudo depende da “batida do martelo” nas convenções que devem ser realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde que Heron Guimarães (União Brasil) foi indicado pelo prefeito Vittorio Medioli para seguir seu legado na Prefeitura de Betim, ocorreram muitas especulações sobre o nome do vice para compor a chapa do governo. Isto porque o pré-candidato formou uma base sólida com diversas legendas partidárias, inclusive com o Partido Liberal (PL), que tem a vice-prefeita Cleusa Lara entre seus filiados.
A composição do PL com o União Brasil foi decidida com o presidente nacional do partido, Waldemar da Costa Neto, e o prefeito Vittorio Medioli em Brasília no mês passado. Na reunião, os dois políticos confirmaram a proposta de Medioli de o PL indicar o pré-candidato a vice-prefeito. Coincidência ou não, Cleusa Lara “deu um pulão” no PL, já no fim do prazo das janelas partidárias. Nossa reportagem apurou, em primeira mão, que o pré-candidato do União Brasil, Heron Guimarães, terá mesmo no palanque Cleusa Lara como sua pré-candidata a vice-prefeita, o que deverá ser confirmado em convenção do Partido Liberal, prevista para ser realizada no próximo dia 22 de julho.
Se os demais candidatos ventilados na rede social irão registrar suas candidaturas no prazo estabelecido, ou irão “jogarão a toalha”, só o tempo dirá.
Fotos: Arquivo JC