O Programa Autonomia e Renda Petrobras alcança um marco significativo: 50% das vagas do curso de Mecânico de Máquinas Industriais, foram ocupadas por mulheres. A qualificação profissional é oferecida no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Betim. Em um setor historicamente dominado por homens, essa conquista simboliza um avanço na promoção da inclusão e da representatividade feminina no mercado de trabalho.
Além da formação técnica, as participantes recebem bolsas-auxílio de R$ 660,00. Para mães com filhos de até 11 anos, o valor sobe para R$ 858,00, garantindo melhores condições para conciliar estudos e maternidade. Essa iniciativa reforça o compromisso do programa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que incluem a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres em áreas de alta demanda, como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Apesar dos avanços, a presença feminina em setores industriais e técnicos ainda é baixa. Dados do Fórum Econômico Mundial (2023) mostram que apenas 29,2% das mulheres estão representadas em áreas STEM globalmente. No Brasil, a desigualdade é ainda mais expressiva: segundo o IBGE e a CNI, as mulheres ocupam menos de 10% das vagas em segmentos como Mecânica e Engenharia. A expressiva participação feminina no curso de Mecânico de Máquinas Industriais desafia essa realidade.
Sobre o Programa:
Fruto de uma parceria entre a Petrobras, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan SENAI SESI, o programa visa capacitar gratuitamente pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo formação qualificada e bolsas-auxílio para facilitar o ingresso no mercado de trabalho. No IFMG Betim, o curso teve início em outubro de 2024 e conta com 30 estudantes.
Para mais informações sobre o programa e os cursos oferecidos, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou acesse o site: www.autonomiaerenda.com.br
Fotos: Comunicação IFMG