Em vídeo postado nas redes sociais do partido na semana passada, o presidente do diretório municipal do Partido Liberal (PL), Uilli Ribeiro, afirmou que Betim deve seguir a orientação do partido a nível nacional, que é eleger até mil prefeitos em todo o Brasil, incluindo um em Betim. A informação foi dada em entrevista no programa “Política em Foco”, produzido pela assessoria de comunicação do PL, tendo como entrevistadora Brenda Lara.
Respondendo a uma pergunta da entrevistadora, Uili disse que o PL participou das duas campanhas do prefeito Vittorio Medioli, no primeiro mandato em 2016 e na sua reeleição em 2020, mas que o partido não faz parte da atual administração. Quanto a uma possível composição política, ele vê com preocupação e afirma que Medioli tem se aproximado da esquerda, o que dificulta uma possível composição.
Não é segredo no meio político que, durante as filiações partidárias, quando o pré-candidato Heron Guimarães se filiou ao União Brasil, Medioli teria feito um acordo com o PL no diretório nacional, no qual o nome do vice-prefeito sairia do PL. Para tanto, a vice-prefeita Cleusa Lara, nome mais cotado para ser vice de Heron, se filiou ao partido recentemente, acredita-se, direcionando o tal acordo.
Uili disse que o Partido Liberal é totalmente direcionado à direita e que, em hipótese alguma, aceita composição com partidos de esquerda. Segundo ele, o atual governo compõe com a esquerda e, por esse motivo, o PL deverá seguir a orientação do diretório nacional e ter candidato próprio no município e descarta a possibilidade de compor a vice com Heron.
Nesse contexto, o ex-vereador Layon Silva seria o nome indicado para ser o pré-candidato a prefeito de Betim pelo PL, tendo a aceitação do deputado federal Nikolas Ferreira. Uili ainda disse que há chances de eleger o vereador a prefeito, que, segundo ele, é conhecido como o “Nikolas de Betim”, em referência à posição recentemente adotada pelo vereador em suas falas na tribuna da “Casa do Povo”.
Mas como diz o ditado popular, “Bem que vovó dizia: meu fí,meu fí, tu vai ver coisa”. O prefeito Vittorio Medioli encontra-se atualmente sem partido e comenta-se na cidade sobre um possível acordo de sua filiação ao PL. Caso isso aconteça, poderá ocorrer uma reviravolta na proposta do presidente do partido na cidade.
Se “a vaca vai voar” nas composições políticas partidárias de Betim, só o tempo dirá.