A cidade de Betim continua ganhando destaque no cenário esportivo, desta vez nos IV Jogos Latino-Americanos da Special Olympics, realizados entre os dias 3 e 11 de outubro em Assunção, Paraguai. Três paratletas do programa Viva o Esporte subiram ao pódio, conquistando medalhas de ouro e prata, além de posições de destaque em várias modalidades. O evento, que promove o paradesporto para pessoas com deficiência intelectual, reuniu mais de mil atletas de 20 países.
Jussara da Silva, de 46 anos, levou o ouro no salto parado, além de garantir o quarto lugar no lançamento de pelota e a quinta colocação na corrida de 50 metros. Richard Maffia, de 20 anos, conquistou o ouro no salto em distância e a prata nos 100 metros. Já Bruno Santana, de 43 anos, faturou o ouro no arremesso de peso e terminou em quarto lugar na corrida de 1.500 metros.
O programa Viva o Esporte, que atende 50 alunos com deficiência intelectual, oferece suporte completo aos atletas, incluindo nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos e psicólogos. A técnica Luciene Lebrão destacou a importância desse suporte para o desenvolvimento dos paratletas, afirmando que eles não apenas crescem como esportistas, mas também como cidadãos. “Os que participam de competições como os Jogos Latino-Americanos se tornam exemplo para os demais atendidos pelo nosso programa, incentivando a todos”, afirmou.
Foto: Secom/PMB