O Papa Leão XIV, cujo nome anterior era Robert Francis Prevost, esteve no Brasil em duas ocasiões: em 2004 e 2012, visitando Belo Horizonte e Mário Campos, quando ainda era Superior Geral (Prior) dos Agostinianos. Uma nova viagem ao país estava programada para este ano, mas foi adiada devido ao falecimento do Papa Francisco.
Na foto acima, vê-se o então cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, ao centro, durante sua visita a Mário Campos em 2012. Na foto seguinte, ele aparece à direita, acompanhado de religiosos. Na ocasião, esteve no Recanto Santo Agostinho, localizado na Vila da Serra, quando ainda exercia o cargo de provincial da Ordem de Santo Agostinho. Com seu carisma, Leão XIV deixou uma boa impressão entre os fiéis e toda a comunidade que participou desse histórico encontro pastoral.
Sua primeira vinda a Belo Horizonte ocorreu em 2004, quando participou das comemorações dos 70 anos do tradicional Colégio Santo Agostinho (na foto, aparece à direita, de camisa cinza), localizado na Avenida Amazonas, na Região Centro-Sul da capital. Também visitou a Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Bairro Santo Agostinho, e esteve no Barreiro de Cima, onde conheceu a Fraternidade Agostiniana na Paróquia Cristo Redentor.
O frei agostiniano Paulo Gabriel, que reside em Belo Horizonte, conviveu diversas vezes com o agora Papa Leão XIV e o define como “uma continuação de Francisco”.
Fonte/Fotos: G1 e Portal Independente/Brumadinho