PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR CRÔNICA TERÃO ATENDIMENTO AMPLIADO PELA REDE PÚBLICA DE SAÚDE

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou neste mês a implantação da Linha de Cuidado em Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na rede pública de saúde. A nova iniciativa visa integrar ações e serviços de saúde, desde as Unidades Básicas até os serviços especializados, oferecendo atenção qualificada, diagnóstico precoce e acesso aos medicamentos do SUS para os pacientes diagnosticados com DPOC. Com isso, espera-se melhorar a qualidade de vida dos usuários e otimizar a gestão da doença.

Um dos principais objetivos da implementação é aumentar o número de exames de espirometria realizados mensalmente, passando de 60 para 180. A medida permitirá zerar a fila de espera por esse exame em aproximadamente nove meses, atendendo à demanda reprimida e agilizando o início de tratamentos adequados.

A nova Linha de Cuidado será oficialmente apresentada na próxima quinta-feira (26), em um evento voltado para gestores e profissionais da saúde, que contará com a participação do presidente da Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica, Daniel Cruz Bretas. A ação formativa ocorrerá no auditório da prefeitura, das 13h às 17h. Interessados em participar podem se inscrever pelo link: https://encurtador.com.br/oZvwl

A DPOC é uma doença crônica e progressiva que impacta significativamente a saúde pública, reduzindo a capacidade funcional dos pacientes quando não tratada adequadamente. Com diagnóstico precoce e gestão eficaz, é possível aumentar a expectativa de vida dos pacientes, mesmo com as limitações impostas pela doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a DPOC é a terceira causa de mortes no mundo. Em Betim, foi a sexta principal causa de óbitos em 2023, com 64 internações registradas no Hospital Público Regional e na Casa de Saúde Santa Isabel, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.

A implementação dessa linha de cuidado representa um avanço importante para a saúde pública do município, reforçando o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e a gestão eficiente das doenças crônicas.

Foto: Redes Sociais 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!