O mês dedicado à conscientização sobre os cânceres de mama e colo do útero será intensificado pela Secretária Municipal de Saúde de Betim, em colaboração com instituições parceiras do município. Os eventos que virão a ser realizados promoverá uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde, visando ampliar o acesso à informação, incentivando a prevenção. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade manterão a programação já estabelecida para o Outubro Rosa.
Na manhã de quinta-feira (19), das 8h às 11h30, as pacientes do Complexo de Saúde do Hospital Evangélico – prestador da linha de cuidado oncológico do SUS Betim – participarão de atividades especiais de acolhimento e homenagem no local. A iniciativa compreende um grupo de louvor, varal de lenços e oficina de amarração de lenços, além da distribuição de um kit de higiene contendo creme hidratante, lenços umedecidos e sabonetes. Esta ação é fruto da parceria entre a gestão municipal, o Instituto Um Novo Amanhecer (IUNA) e o Hospital Evangélico.
Na sexta-feira (20), das 8h às 10h, as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social promoverão no Centro POP um dia de cuidados de saúde voltados para mulheres em situação de rua. Elas terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero, realizar testes para infecções sexualmente transmissíveis e receber orientações sobre o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
No sábado (21), a prefeitura, em parceria com instituições de ensino conveniadas, a Organização Regional de Combate ao Câncer (ORCCA), o IUNA e a Instituição Amor Saúde, realizará um evento especial do Outubro Rosa aberto a toda a população. A iniciativa, que acontece das 8h às 11h30 na Praça do Encontro, oferecerá orientações sobre autocuidado, além de atividades como caminhada, passeio ciclístico, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial e glicemia, rodas de conversa, e apresentações do grupo Doutores da Alegria e da banda da Polícia Militar.
Esta é uma excelente oportunidade para que as mulheres compreendam a importância da detecção precoce de cânceres, contribuindo para a eficácia do tratamento.
Foto: Redes sociais.