NELSON FLORES, A LENDA VIVA “DOS EXCLUÍDOS” LANÇA SEU LIVRO NO CONCERTO CONTRA O PRECONCEITO

No próximo domingo (28), quando encerra-se o 30º Concerto Contra o Preconceito, as várias apresentações musicais e outras atividades, darão um pausa para a história da Colônia Santa Isabel. Ás 10h, a Igreja da Matriz de Santa Isabel será o palco do lançamento do livro “A Rosa e o Machado: Memórias de um Brasileiro Excluído” de Nelson Pereira Flôres. 

O escritor e betinense por adoção, Nelson Pereira Flôres, nascido em Águas Vermelhas, Minas Gerais, em 1943, foi compulsoriamente internado na Colônia Santa Isabel, em agosto de 1955, aos 12 anos. Suas experiências na comunidade se tornaram a base para sua obra, fazendo dele uma testemunha privilegiada da história da hanseníase.

“A Rosa e o Machado” é uma jornada comovente pelos anos vividos na Colônia Santa Isabel, destacando a resiliência diante das adversidades. Desde 2005, Nelson atua como voluntário do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), desempenhando um papel vital na conquista da Lei 11.520/2007, que indenizou ex-pacientes de hanseníase confinados compulsoriamente em colônias pelo Brasil.

Nelson relembra o impacto da doença aos 12 anos: “Dormências, manchas e caroços, o medo e o preconceito aflorando…”. Casado com Zenaide e pai de Thiago, ele reside com a família na Colônia Santa Isabel. Seu relato é um testemunho poderoso, destacando a força da resiliência humana e a luta contra o estigma associado à hanseníase.

“A Rosa e o Machado: Memórias de um Brasileiro Excluído” é mais do que um livro; é um convite à reflexão sobre as adversidades enfrentadas por aqueles afetados pela hanseníase, e um tributo à coragem e determinação do escritor.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!