A Prefeitura de Betim, seguindo recomendação do Ministério Público, decretou a proibição de eventos e atividades recreativas na represa Vargem das Flores durante o período do Carnaval. A medida, que entra em vigor nesta sexta-feira (28) e segue até a próxima quarta-feira (5), tem como objetivo garantir a segurança da população e a preservação ambiental do local, que é responsável pelo abastecimento de água de 12 municípios da região metropolitana, além da própria Betim.
De acordo com o decreto nº 47.878, estão proibidos eventos festivos, a circulação de trios elétricos, blocos carnavalescos e o uso de carros de som na orla da represa. Além disso, ficam vetadas a prática de esportes aquáticos, o uso de embarcações e a pesca, seja amadora, esportiva ou profissional.
Atividades de camping e outras ações que possam gerar aglomerações também estão proibidas. A única exceção é para moradores da região, que poderão circular pelo entorno da lagoa para se deslocar.
A fiscalização das vias de acesso à represa será realizada pela Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar. A Marinha do Brasil ficará responsável por monitorar o espelho d’água, assegurando o cumprimento das restrições. A Defesa Civil também participará da operação, utilizando embarcações e viaturas para o monitoramento do local.
A população pode colaborar denunciando eventuais descumprimentos das normas por meio do telefone da Guarda Municipal (153) ou diretamente à Polícia Militar de Minas Gerais, pelo 190.
A proibição visa, portanto, equilibrar a necessidade de preservação ambiental e segurança pública, evitando problemas que já foram registrados em edições anteriores do feriado.
Fotos: Arquivo JC