A Secretaria Municipal de Esportes, através do Programa Viva o Esporte, proporcionou um ano de atividades voltadas exclusivamente para as mulheres betinenses. Pois desde março do ano passado, o programa oferece aulas de defesa pessoal com o objetivo de capacitar mulheres com técnicas de autodefesa, ampliar a segurança e fortalecer o controle emocional. O projeto, que começou como piloto com turmas avulsas, foi incorporado ao cronograma fixo do Viva o Esporte em 2025, dentro da modalidade de artes marciais. Atualmente, o curso conta com duas turmas e está com inscrições gratuitas abertas para novas interessadas.
As aulas são destinadas a mulheres a partir de 12 anos e acontecem todas as sextas-feiras, às 18h30 e 19h30, no Galpão da Ginástica Artística, localizado na rua Dona Conceição de Melo, 69, no bairro Angola. Para se inscrever, é necessário apresentar documentos originais de identidade, CPF e comprovante de residência. Mulheres maiores de 18 anos, pessoas com deficiência e aquelas que apresentam transtornos ou síndromes devem entregar também um atestado médico de aptidão para atividades físicas. No caso de menores de idade, a matrícula deve ser feita com o acompanhamento de um dos pais ou responsável.
Além das técnicas corporais, o curso aborda o uso de objetos do cotidiano como ferramentas de defesa e promove o condicionamento físico e a resiliência, garantindo que as mulheres tenham mais recursos para agir de forma rápida e eficiente em situações de perigo. O programa também conta com palestras preventivas ministradas por agentes da Patrulha de Proteção à Mulher (PPM) da Guarda Municipal, reforçando a importância da segurança e da prevenção.
As interessadas em participar podem se inscrever diretamente no local das aulas, aproveitando a oportunidade para fortalecer sua autoconfiança e autonomia.
Foto: Secom/PMB