MORRE AOS 86 ANOS NEWTON CARDOSO, O POLÊMICO E TRADICIONAL POLÍTICO DE MINAS

Ex-governador, ex-deputado federal e ex-prefeito de Contagem por três mandatos, Newton Cardoso faleceu na madrugada deste domingo (2), em Belo Horizonte. Conforme informações da família, o patriarca dos Cardoso estava internado desde a última sexta-feira (31) em um hospital da capital, com a saúde debilitada. Ele não resistiu aos tratamentos e veio a falecer três dias após sua internação. A causa da morte não foi confirmada.

O corpo do ex-governador de Minas Gerais será velado nesta segunda-feira (3), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, das 10h às 17h. A cerimônia será aberta ao público. Posteriormente o corpo será cremado.

Em sua trajetória política, que começou em Contagem como prefeito (1973-1977, 1983-1986 e de 1º de janeiro a 2 de abril de 1988), Newton Cardoso também foi deputado federal entre 1999 e 2002, governador de Minas Gerais (1987-1991) e vice-governador durante o mandato de Itamar Franco (1999-2002). Ele ganhou apelidos como “Newtão Trator” e “Porcão” por seu estilo político marcante e por críticas de adversários. Além de político, era empresário nos setores agropecuário e siderúrgico. Foi casado com Maria Lúcia Cardoso, ex-prefeita de Pitangui, na região Centro-Oeste de Minas, e ex-deputada federal, de quem se separou em 2008, após 30 anos de união.

Com sua amizade com o prefeito de Betim, Osvaldo Franco, Newton Cardoso, em 1982, esteve envolvido na negociação para a compra da então Rádio Capela Nova, que tinha como sócios Osvaldo Franco, Raimundo Salomão e Geraldo Silva, o popular Lapinha, e era dirigida pelo jornalista Fabrício Salomé. A negociação estava sendo intermediada pelo jornalista Closé Limongi e pelo assessor de imprensa de Cardoso, Tito Guimarães. Como não chegaram a um acordo, Closé ofereceu a rádio para Lapinha, que fechou o negócio na hora. Desde então, a rádio passou a se chamar Liberdade FM, atualmente líder de audiência em Minas Gerais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!