MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA A SEGURANÇA DO ATERRO DE ENTULHOS DO BAIRRO CIDADE VERDE

A Promotora da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Betim, Dra. Carolina Mendonça de Siqueira, acompanhada por representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental, visitou na tarde desta terça-feira (27) a área onde está localizado o aterro de resíduos da construção civil (Aterro RCC) no Bairro Cidade Verde. A visita foi realizada em resposta a uma denúncia apresentada ao Ministério Público pelo vereador Alexandre Trindade Xeréu, que apontou a degradação da área devido ao desprendimento do talude do aterro, o qual atingiu a mata ciliar e causou impactos ambientais relevantes, incluindo o assoreamento de nascentes.

Durante a vistoria, constatou-se que a área mais afetada pelos danos ambientais está situada em uma parte do Clube Teuto, que faz divisa com o aterro. A promotora Carolina foi recebida pelo presidente do clube, o advogado Eduardo Martini Lopes, que expressou preocupação dos sócios em relação à instabilidade do aterro e à possibilidade de ocorrer um desastre.

Lopes também informou que nos últimos anos vem monitorando o crescimento desordenado do aterro por meio de fotografias, assim como os materiais que são despejados e que aparentemente não se enquadram na classe para a qual o aterro foi licenciado.

Os moradores próximos ao aterro no bairro também sofrem com a irresponsabilidade da empresa Ouro Branco Serviços Ltda, que foi licenciada pelo município de Betim para operar o aterro de rejeitos da construção civil. Alguns caminhões circulam pelas ruas do bairro sem cobertura da carga de material demolido das obras, como terra, entulho e areia, resultando em sua queda nas ruas e causando poeira. O caminhão-pipa nem sempre realiza a umidificação das ruas, deixando de cumprir o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a empresa, a Prefeitura de Betim e a Secretaria de Meio Ambiente. Também foi constatada pelo órgão ambiental a invasão e destruição de mata ciliar pertencente à área verde da quadra 40, na Rua José Souza Braga.

Fotos: Ana Sanábio.

Compartilhe:

Respostas de 4

  1. E o desmatamento do outro lado da rodovia ao lado do clube não é crime ambiental? Estão derrubando árvores centenárias la para construir uma pista de pouso e ninguém se manifesta. O ministério público precisa olhar os dois lados da rodovia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!