A Prefeitura de Betim, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, promove uma série de atividades ao longo de novembro para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. As ações, que integram o Novembro Negro, buscam reforçar a luta contra o racismo e valorizar a cultura afro-brasileira.
As atividades começaram na última sexta-feira (15) com apresentações de capoeira, maculelê e samba de roda. No sábado (16), o evento continuou na Praça do Ceabe. Nesta segunda-feira (18), o hall da Prefeitura de Betim recebe apresentações de capoeira e a graduação de capoeiristas.
No dia 19, o Instituto Ramacrisna será palco de uma palestra sobre empoderamento e questões étnico-raciais, acompanhada de apresentações de capoeira e do desfile dos vencedores do concurso Beleza Negra 2023. O evento começa às 14h.
Já no dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, a Casa da Cultura sediará o projeto “Samba no Quintal”, com atividades que destacam a importância cultural do samba na identidade afro-brasileira. Além de apresentações de samba e capoeira, o público poderá acompanhar a performance “Contos de lá, contos africanos”, que inclui narração de histórias, música e teatro com bonecos. O evento acontece das 14h às 21h.
As celebrações continuam no dia 22, com uma palestra sobre empoderamento negro e o desfile do Beleza Negra 2023 na Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, no bairro Brasileia. No dia 23, é a vez dos alunos da Escola Municipal Aristides José da Silva, no bairro Santo Antônio, participarem de palestras e apresentações culturais das 9h às 16h.
Fotos: Secom/PMB