“MANDA UM PIX”: SERVIÇO QUE VIROU MODA NO BRASIL, DESPACHOU O DOC NAS OPERAÇÕES BANCÂRIAS

Na próxima segunda-feira (15), às 22h, os bancos encerrarão as transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC), em resposta à crescente adoção do Pix, sistema instantâneo do Banco Central sem custos para pessoas físicas. Anunciada pela Febraban em maio do ano passado, a mudança reflete a preferência do público pelo Pix, levando ao fim do DOC.

Tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, os bancos deixarão de oferecer serviços de emissão e agendamento para transferências entre instituições distintas. A última data para agendamento de DOC é 29 de fevereiro, marcando o encerramento definitivo do sistema.

Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizada por empresas para pagar benefícios a funcionários, também será descontinuada. Criado em 1985, o DOC permitia o repasse de recursos até as 22h, sendo quitado no dia útil seguinte à ordem. A Transferência Eletrônica Disponível (TED), contudo, continuará ativa, permitindo o envio de recursos entre instituições até as 17h dos dias úteis.

A Febraban, baseando-se em dados do Banco Central, revela que as transações via DOC representaram apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações no primeiro semestre de 2023, somando 18,3 milhões de operações. Comparativamente, o Pix liderou as preferências com 17,6 bilhões de operações, evidenciando a rápida adoção da nova modalidade pelos brasileiros.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!