A Secretaria Municipal de Saúde ampliou o atendimento aos pacientes com sintomas da dengue, inaugurando nesta segunda-feira (04), o novo Centro de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED) já está funcionando no Teresópolis. A estrutura para o atendimento da população está localizada no Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (CIMUC), funcionando 24 horas por dia e oferecendo cuidados contínuos à população local.
Com 30 pontos para hidratação venosa, o centro tem capacidade para atender até 150 pacientes diariamente. Possui três consultórios, sendo um para classificação de risco e dois para atendimento médico. Além disso, conta com um leito de estabilização clínica, 20 pontos para hidratação oral e/ou venosa, e para coleta de exames laboratoriais.
O atendimento é destinado a pacientes a partir de 13 anos e será de portas abertas. Isso significa que as pessoas que estiverem com sintomas da dengue, zika ou chikungunya devem procurar atendimento no novo Centro de Acolhimento Especializado para Dengue, localizado na Rua Gaturama, 180, Jardim Teresópolis, antigo prédio da Maternidade Pública.
Para as crianças com até 12 anos que apresentam sinais clássicos de arboviroses, o atendimento continuará sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência e, em casos graves, nas UPAs Teresópolis, Norte e Alterosas, que possuem ala de pediatria.