LAGOAS DA REGIÃO DE ICAIVERA SERÃO DESASSOREADAS PARA PREVENIR ENCHENTES

A Ecos (Empresa de Construção, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito), deu início ao desassoreamento de duas lagoas no Parque do Cedro, bairro da região de Icaivera, com o objetivo de prevenir enchentes. Os trabalhos, que começaram nesta terça-feira (12), envolvem a remoção de sedimentos acumulados nos lagos, como areia, terra e rochas, para ampliar sua capacidade de retenção de água das chuvas e, assim, reduzir os riscos de inundações. A previsão é que as obras sejam concluídas em até dois meses.

As lagoas naturais, que recebem água de várias nascentes da região, também contribuem para o controle do volume hídrico durante o período chuvoso, ao amortecer o excesso de água. Uma das intervenções ocorre na lagoa ao lado da creche do Parque do Cedro, onde há um vertedouro que direciona o excesso de água para o córrego da avenida Yecoaba. Com a conclusão das obras, espera-se que as lagoas ajudem a evitar sobrecarga nos córregos das avenidas Yecoaba e Yete, atualmente em processo de canalização e pavimentação.

De acordo com Wilton Magno Leite, presidente da Ecos, cerca de 30 mil metros cúbicos de sedimentos serão removidos dos dois lagos. “Estamos restaurando a capacidade de armazenamento e vazão natural das lagoas, com todas as medidas de segurança ambiental e preservação necessárias”, afirmou Leite. O material extraído será aproveitado em obras de terraplanagem da cidade, sendo removido por meio de uma escavadeira hidráulica de longo alcance.

A ação integra um conjunto de medidas preventivas contra enchentes na região, visando maior segurança para a população e preservação dos recursos naturais locais.

Fotos: Guga Ribeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!