As obras da sede própria do Fórum Caio Nelson de Sena da Comarca de Betim foram iniciadas em março de 2023 e vêm chamando a atenção das pessoas que passam pela Avenida Marco Túlio Isaac, em frente ao Monte Carmo Shopping. O projeto e a construção são de responsabilidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que recebeu uma área de 20 mil m² do estacionamento do shopping, desapropriada pela Prefeitura de Betim ao custo de R$ 14 milhões e doada ao Governo de Minas.
O TJMG arcará com o custo das obras, que demandam um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões e estão sendo executadas pela empresa A&C Construções, com sede em Mossoró, Rio Grande do Norte, vencedora do processo licitatório de nº 119/2022. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em junho de 2025. No entanto, é possível que este prazo sofra alteração. Nossa reportagem apurou extraoficialmente que há falta de profissionais no mercado; atualmente, a construtora trabalha com uma equipe de 80 contratados do total de 120 vagas de emprego ofertadas.
Conforme o projeto elaborado pela Gerência de Projetos do TJMG, o prédio terá subsolo, cinco andares, auditório, cinco elevadores, estacionamento para 282 carros, 46 motos e 60 bicicletas. A edificação será suficiente para abrigar 12 varas da Comarca e para outras 12, como Ministério Público, OAB e Defensoria Pública.
O acesso ao novo Fórum será feito pelo complexo viário, que inclui a construção de um viaduto sobre o Rio das Areias, que mudaria a mobilidade urbana na região, ligando os bairros Chácara e Jardim Brasília. Apesar de a obra ter sido lançada em fevereiro de 2018, até a data de hoje, o projeto não saiu do papel.
Se o “Viaduto Primo Pobre” será inaugurado na mesma data do novo prédio do Fórum, só o tempo dirá.
Fotos: Edinho Dutra, arquivo em 3D, Gerência de Projetos (GEPRO) TJMG, Photoshop, Jeva Guedes.