Confirmando os resultados das pesquisas de intenções de votos publicadas pela imprensa local, a eleição para prefeito de Betim foi decidida no primeiro turno. Heron Guimarães (União Brasil) é o novo prefeito de Betim, com mais de 108 mil votos, tendo como vice-prefeita Cleusa Lara (PL). Heron acompanhou apuração ao lado da esposa Janaina, no comitê, depois do resultado deu entrevista para imprensa e fez uma pequena passeata agradecendo os votos da população betinense.
No entanto, pode-se dizer que o verdadeiro vencedor das eleições municipais de 2024 foi o atual prefeito, Vittorio Medioli. Seu audacioso projeto político começou há seis meses, quando surpreendeu a todos ao anunciar o nome de seu candidato, “tirado do bolso do colete”, Heron Guimarães. Medioli apostou todas as suas fichas no indicado, que, para alguns, era um “desconhecido” e, para outros, um “poste”.
Com estratégias planejadas no “Mirante da Fiat”, Medioli moldou Heron Guimarães em apenas 45 dias de campanha. Seu afilhado político, estreante no cenário eleitoral, acabou enterrando as esperanças da oposição, que sonhava em retomar o controle do Executivo. O segundo colocado, Dr. Vinícius (PV), com 15 anos de experiência política, obteve 74 mil votos, contando ainda com o apoio da ex-prefeita Maria do Carmo Lara (PT), que tem mais de 40 anos de atuação política na cidade.
Heron Guimarães deixou a presidência da Sempre Editora para se dedicar integralmente à política. Antes do início da campanha, assumiu a chefia de Gabinete e, posteriormente, a Secretaria de Saúde. Embora tenha ocupado esses cargos por um curto período, eles foram suficientes, segundo ele, para adquirir experiência e entender a complexidade de governar uma cidade do porte de Betim.
O principal desafio na pré-campanha foi desenvolver o “jogo de cintura político” do jornalista. Apesar de sua ampla experiência no setor de comunicação, a habilidade política precisava ser aprimorada em pouco tempo, pois seu discurso ainda demonstrava certo acanhamento diante do público. No início da campanha, Heron já apresentava evolução, sendo auxiliado pela convivência diária com sua vice-prefeita, Cleusa Lara.
Muitos duvidaram, mas Medioli entrou em cena como um cabo eleitoral de “luxo”, utilizando sua popularidade para pavimentar o caminho de Heron. Ele mostrou à população de Betim que o poder de escolha estava em suas mãos e que o melhor caminho havia sido traçado para o bem da cidade.
Fotos: Vladimir Araújo/ Ronaldo Silveira