O edital foi divulgado na tarde desta terça-feira (29) pelo governador Romeu Zema, como parte do Acordo de Reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. No total, serão distribuídos R$1,7 bilhão para os 26 municípios atingidos.
O prefeito eleito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil), participou do evento de lançamento do edital do Programa de Universalização do Saneamento Básico da Bacia do Paraopeba. Na ocasião, ele anunciou que a cidade foi contemplada com R$224 milhões para investir em saneamento básico, especialmente na região de Citrolândia.
Segundo Heron Guimarães, o investimento será direcionado a bairros da região de Citrolândia, como Cruzeiro, Colônia Santa Isabel, Monte Calvário, Alto Boa Vista e outros próximos ao rio Paraopeba, diretamente impactados pelo desastre de Brumadinho. O município tem até o dia 15 de julho de 2026 para apresentar os projetos que serão contemplados.
Os recursos permitirão a execução de obras voltadas ao esgotamento sanitário, abastecimento de água e infraestrutura de drenagem urbana. Entre as intervenções previstas estão a construção de estações de tratamento de água e esgoto, redes coletoras de esgoto, redes de abastecimento de água, canalizações, sistemas de drenagem urbana, além de bacias de detenção e contenção. Os municípios serão responsáveis pela elaboração e execução dos projetos, respeitando as diretrizes do edital.
“Em Betim, nossa prioridade será Citrolândia, uma das regiões mais impactadas. Além disso, estamos contribuindo para que o Brasil avance na meta da ONU de universalizar o saneamento até 2030,” afirmou o prefeito eleito.
Fotos: Redes Sociais