O trecho da MG-040 e da MG-155 que liga Betim à Brumadinho será recuperado e duplicado até 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12), pelo governador Romeu Zema, e pelo diretor do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares. A obra, que receberá um investimento de R$ 350 milhões, será financiada com recursos do acordo judicial para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale no município.
O anúncio ocorreu durante uma vistoria no terreno onde será implantado o Distrito Industrial de Brumadinho. Segundo o governador, “Brumadinho vai ter uma condição logística diferenciada, de fundamental importância para a diversificação econômica da cidade”. A obra atende a uma demanda da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão (Avabrum).
De acordo com Luís Otávio Milagres de Assis, secretário adjunto de Planejamento e Gestão e coordenador do Comitê Pró-Brumadinho, dos R$ 350 milhões destinados à obra, R$ 230 milhões originalmente seriam aplicados em outras áreas. Contudo, o recurso foi redirecionado após a demanda dos atingidos. “O recurso é todo decorrente do acordo de reparação, mas parte deste investimento não estava prevista inicialmente. Estavam previstos R$ 120 milhões, mas outros R$ 230 milhões foram economizados e redirecionados”, explicou.
Segundo Assis, o acordo está sendo alterado, com a aprovação do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Defensoria Pública e do governo do Estado, para formalizar o redirecionamento do recurso para a obra viária em Brumadinho.
“Além de melhorar o acesso para as empresas que irão se beneficiar e gerar emprego e renda com o Distrito Industrial, a obra também favorece o turismo da cidade e oferece um novo acesso para que os moradores de Brumadinho possam chegar a Belo Horizonte e outras regiões com mais facilidade”, destacou.
O DER-MG publicará o edital de licitação do projeto nesta quinta-feira (14). A expectativa é que o projeto seja contratado até novembro, com a execução prevista para durar 12 meses.
A segunda etapa do projeto prevê a recuperação do antigo pavimento e a adição de mais faixas de tráfego na MG-155, com licitação prevista para o segundo semestre de 2024 e início das obras em 2025.
A terceira etapa será a duplicação da rodovia, ligando Brumadinho à BR-381, com início das obras previsto para 2026.
Fonte: Governo de Minas