GOLPE QUE CLONA WHATSAPP E ROUBA DINHEIRO DE USUÁRIOS DE PLATAFORMAS ONLINE CHEGA A BETIM

Se você divulga seu número de celular em anúncios na OLX, no Mercado Livre ou em outras plataformas, fique atento: golpistas estão usando engenharia social para roubar contas do WhatsApp e pedir dinheiro aos contatos das vítimas. Esse tipo de golpe tem crescido e já fez várias vítimas em Betim.

Nesta mensagem, o golpista pede para a vítima confirmar o pedido de alguma plataforma online.

Entenda como funciona o esquema, que, apesar de conhecido, ainda engana muitos usuários. Um empresário, que prefere não se identificar, recebeu uma mensagem pelo WhatsApp de um amigo, afirmando que ele havia feito um anúncio na OLX e que era necessário confirmar o pedido com outro número. Ao autorizar, ele recebeu uma mensagem falsa da OLX solicitando a confirmação – que ele acabou fornecendo.

Após clonar o WhatsApp, o golpista envia mensagens aos contatos da vítima solicitando dinheiro emprestado.

Em pouco tempo, a maioria de seus contatos recebeu mensagens supostamente enviadas por ele, pedindo dinheiro emprestado para pagar uma conta, com a promessa de devolução posterior. O empresário agiu rápido e bloqueou o telefone, evitando maiores prejuízos.

Em outro caso, uma publicitária recebeu uma ligação de um suposto funcionário do Mercado Livre, solicitando o código de confirmação de uma compra. Ela desconfiou e não forneceu os dados, mas foi xingada pelo criminoso.

Alertas nas redes sociais reforçam que plataformas de vendas online nunca solicitam códigos de verificação ou senhas. A recomendação é que todas as negociações sejam feitas exclusivamente pelo chat oficial das plataformas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!