FESTA DA PADROEIRA DE BETIM: 173 ANOS COM A MESMA FÉ, MAS A FESTA… QUANTA DIFERENÇA!

A cidade está celebrando com religiosidade e muita festa a devida homenagem à sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo, desde o dia 6 de julho, com extensa programação, encerrando nesta terça-feira (16), quando é decretado feriado municipal.

A atual matriz da Santa, onde estão sendo realizados os festejos, foi construída na década de 1960, após a igreja original ser demolida da Praça Milton Campos. Até hoje, os fiéis não sabem os reais motivos que levaram à demolição do monumento histórico.

RELEMBRE

 

A primeira paróquia de Nossa Senhora do Carmo, do então arraial “Capela Nova do Betim”, foi criada pela Lei Mineira nº 522, em 23 de setembro de 1851, sancionada pelo então presidente da província, Dr. José Ricardo de Sá Rego. Localizada na Praça Milton Campos, a construção do prédio começou quatro anos depois e as obras duraram 11 anos. 

Passados 100 anos, o prédio, que nunca recebeu obras de conservação e aparentemente ameaçava desabar, foi demolido na década de 1960 pelo então prefeito Alvim Barbosa. 

Deu-se aí a construção da nova matriz, em terreno na Avenida Governador Valadares, no centro. 

A atual matriz, construída com o esforço dos fiéis, já sofreu várias reformas, como melhorias no altar e pinturas no teto. Há dois anos, foi feita uma nova reforma radical, como a mudança da fachada do prédio, possibilitando espaço na entrada principal da igreja e, no subsolo, um salão de festas que deverá ser liberado para uso em breve. Nas fotos atuais, os fiéis comemoram a festa de Nossa Senhora do Carmo com a mesma fé centenária.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!