Identificando os sintomas da dengue a pessoa deverá procurar atendimento médico imediato, pois com o aumento dos casos de doença em Betim, a Prefeitura intensifica a orientação aos moradores para comparecerem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Funcionando das 7h às 18h, as unidades de saúde estão preparadas para receberem os pacientes sem a necessidade de agendamento prévio, oferecendo atendimento médico e de enfermagem durante todo o horário de funcionamento.
As UBSs com maior demanda contarão com o apoio de médicos direcionados ao acolhimento de casos suspeitos das doenças. Além disso, as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o pronto atendimento do Hospital da Colônia Santa Isabel foram reforçados com um médico clínico adicional no plantão diurno, visando atender os casos mais graves.
Para evitar a sobrecarga das UPAs e garantir um atendimento mais oportuno, os moradores são orientados a procurar as UBSs para sintomas menos agudos, como febre alta, dores de cabeça e no corpo, além de manchas na pele. Em casos de dor abdominal intensa e sinais de hemorragia, as UPAs devem ser acionadas. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de buscar ajuda médica ao identificar qualquer sintoma relacionado às arboviroses.