A Secretaria Municipal de Educação de Betim vai proporcionando uma experiência única a 200 estudantes da rede pública: a chance de assistir a concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais na renomada Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. A ação faz parte do projeto Concertos Didáticos, que integra a Temporada 2025 da instituição e tem como objetivo aproximar os jovens da música erudita e do universo sinfônico.
Os alunos selecionados são das escolas municipais Gino José de Souza, Vereador Rafael Barbizan, Antônio Tereza dos Santos e Bento Machado Ribeiro. Eles participam das apresentações nesta terça-feira (20), e na quarta-feira (21). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Filarmônica, reforçando o compromisso com uma formação integral que vá além da sala de aula.
Nesta edição, o programa traz obras de grandes compositores clássicos e da música cinematográfica, como Tchaikovsky, Grieg e John Williams. A curadoria busca despertar a sensibilidade artística dos estudantes, incentivando a escuta atenta e a curiosidade por diferentes formas de expressão musical.
“Essa é uma oportunidade para expandir os horizontes culturais dos nossos alunos, mostrando que a música vai muito além do que eles estão acostumados no cotidiano. Queremos estimular novas percepções e emoções por meio dessa experiência”, destacou um representante da Secretaria de Educação.
Além de promover o contato com a arte erudita, o projeto Concertos Didáticos contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens, enriquecendo sua formação escolar e pessoal. Para muitos, será a primeira vez em uma sala de concerto, tornando a vivência ainda mais significativa.
Foto: Divulgação