Empresários do ramo de pets em Betim estão promovendo um evento para conscientizar os estabelecimentos comerciais sobre a importância de aderir à iniciativa “pet friendly”, que permite a presença de cães e gatos de estimação acompanhando seus donos. A lei municipal, que criou o selo “Empresa Amiga dos Animais”, foi aprovada em julho de 2020, porém, desde então, o selo está em extinção.

É fato que a pandemia da Covid-19 dificultou a implementação da lei, especialmente durante o período em que os pets se tornaram verdadeiros companheiros nos lares devido ao isolamento social. Agora, nenhum tutor deseja deixar seu melhor amigo em casa, e os animais de estimação poderiam frequentar diversos estabelecimentos em Betim, desde que dentro das diretrizes legais. Vale ressaltar que alguns restaurantes já saíram na frente permitindo a presença de animais de estimação, proporcionando uma experiência agradável tanto para os bichinhos quanto para seus tutores.
O 1º ENCÃOTRO PET foi realizado no ano passado pela empresária Cristiane Rodrigues, proprietária do Mais1Café. Ela contou com o apoio de Sinfrônio Junior, do Pet Club, Juliana Galassi, tutora do Cacau Golden, e Vanessa Mesquita, do projeto Tampinhas. Segundo os organizadores, o evento foi um sucesso, recebendo cerca de 500 pessoas que aprovaram a ideia de frequentar estabelecimentos comerciais com seus animais de estimação, nos locais transformados em “pet friendly”, onde os pets e suas famílias são bem-vindos.
Neste ano, o 2º ENCÃOTRO PET promete repetir o sucesso, com a expectativa de atrair um público ainda maior, oferecendo atrações diversificadas, com vários expositores de produtos e serviços para animais de estimação, serviços de bar e lanchonete, o projeto Tampatinhas com atividades educacionais sobre animais e o meio ambiente, recreação para crianças e a participação dos cães da Guarda Municipal, entre outras atrações. O evento acontecerá no sábado (03), das 14h às 18h, na Rua Areclides do Pinho Angelo, 14, ao lado da Matriz NS do Carmo.
Se o “o gato comeu” o selo “Empresa Amiga dos Animais” aprovado por lei e sancionada pelo prefeito em 2020, só o tempo dirá.