O Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, marca a implantação desse importante procedimento legal em nosso país, por meio de uma lei decretada em 2002. A adoção é um processo pelo qual alguém assume, de forma definitiva e irrevogável, a responsabilidade de criar uma criança ou adolescente nascido de outra pessoa. No Brasil, esse procedimento é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Grupo de Apoio à Adoção de Betim (GAABE), fundado em 2016, tem motivos de sobra para comemorar a data. Graças ao empenho e dedicação a essa nobre causa, Betim se destaca nacionalmente como uma das cidades mais acolhedoras para adoção, abrigando diversas famílias formadas por meio desse processo.

Todos os membros do grupo de adoção de Betim são voluntários, sendo a maioria formada por pretendentes à adoção ou por famílias já constituídas por meio da adoção. Desde a sua criação, esses participantes orientam, esclarecem dúvidas e oferecem suporte em todas as etapas do processo de adoção. A presidente do GAABE, Roseli Chaves, relata que o grupo tem fortalecido seu objetivo de contribuir com a preparação das pessoas que desejam adotar e apoiar as famílias adotivas durante a fase de adaptação da criança.
Atualmente, o GAABE não possui sede própria para realizar suas reuniões, e os encontros ocorrem no último final de semana de cada mês, nas dependências do restaurante do antigo Parque de Exposições. O principal tema em discussão é a conscientização sobre a adoção, buscando esclarecer que esse gesto não se trata de caridade ou uma forma de substituir um filho biológico, mas sim do desejo de ser pai e mãe para uma criança ou adolescente que, por diversos motivos, teve seu direito negado. Além disso, são abordados aspectos jurídicos e psicológicos relacionados ao processo, dentre os voluntários, a participação de Ana Letícia Poelman.
O GAABE trabalha em parceria com o Judiciário e defende uma adoção segura, legal e definitiva, porém não possui interferência direta no processo de adoção. Nesse sentido, aqueles que desejam adotar devem procurar a Vara de Infância e Juventude no Fórum e iniciar um processo de habilitação para adoção, seguindo todos os trâmites legais necessários. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 31-98406.3991.