Entre os dias 21 e 26 de janeiro, a Colônia Santa Isabel, será palco da 31ª edição do Concerto Contra o Preconceito, evento que inaugura o calendário oficial de 2025 na cidade. Com o objetivo de resgatar a memória histórica da região e promover a conscientização sobre a hanseníase, o evento celebra as transformações vividas pela Colônia, que foi marcada pelo isolamento de pessoas com a doença entre 1920 e 1980.
Além de promover diversão, o Concerto busca educar a população sobre a hanseníase, que possui tratamento gratuito desde 1980, e combater o preconceito que ainda persiste. A programação inclui atividades como blitze educativas, seminários, apresentações musicais, e o tradicional jogo de futebol, além da Noite Gospel e shows com artistas locais.
Um dos destaques do evento será a solenidade especial no dia 23 de janeiro, às 15h30, com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Durante o ato, será destacada a Portaria nº 90/2025, que regulamenta pensões especiais para filhos separados dos pais em decorrência da hanseníase e para pessoas submetidas a isolamento compulsório até 1986. Em Betim, cerca de 800 pessoas estão entre os beneficiários.
Na ocasião, a ministra receberá, simbolicamente, documentos para solicitação da pensão, entregues por filhos que enfrentaram o afastamento familiar. Também serão homenageados o prefeito de Betim, Heron Guimarães, a ministra e o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, com a Honraria Frei Chico, concedida pela Câmara Municipal por suas contribuições na luta contra o preconceito relacionado à hanseníase.
Memória e legado:
O evento também celebra a história de luta da Colônia Santa Isabel e homenageia o legado de Nelson Flores, ativista que transformou o isolamento em uma campanha pelos direitos e dignidade das pessoas afetadas pela hanseníase. Segundo o prefeito Heron Guimarães, o Concerto Contra o Preconceito mantém viva a memória da Colônia e reforça o compromisso da cidade com a inclusão e o respeito.
Programação completa do evento:
21/01 – Terça-feira
13h – Forró contra o preconceito
Local: Apromiv – Núcleo Geraldo Rabelo (rua Ana Neri, nº 276, Colônia Santa Isabel)
13h30 às 17h – Seminário Janeiro roxo: hanseníase, prevenção e inclusão Organização da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig)
Local: Centro de Memória Luiz Verganin – Museu da Colônia Santa Isabel
18h30 – Entrega da honraria Frei Chico
Local: Centro de Memória Luiz Verganim – Museu da Colônia Santa Isabel
22/01 – Quarta-feira
9h30 – Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de Betim
Local: Centro de Memória Luiz Verganim – Museu da Colônia Santa Isabel
10h – Blitz de conscientização sobre a hanseníase
Local: em frente ao Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo – avenida Governador Valadares, 115, Centro
23/01 – Quinta-feira
9h – Atividade de Educação Patrimonial
Local: Centro de Memória Luiz Verganim – Museu da Colônia Santa Isabel
15h30 – Grande Ato de Comemoração pela indenização dos filhos separados pela hanseníase, com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, com entrega da honraria Frei Chico para as autoridades presentes
Local: Praça Frei Edgard Groot, Colônia Santa Isabel
19h – Noite Gospel
Local: Praça da Matriz
21h30 Show com cantor Douglas Silva
Local: Praça da Matriz
24/01 – Sexta-feira
9h – Mesa: Patrimônios sensíveis
Integrantes:
Diretoria de Memória e Patrimonial – Iepha/MG
Gerência de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural – Iepha/MG
Casa de Saúde Santa Isabel – CSSI/Fhemig
19h – Show com artista local
Local: Praça da Matriz
21h30 – Show da dupla sertaneja Alan & Alex
Local: Praça da Matriz
25/01 – Sábado
19h – Show com artista local
Local: Praça da Matriz
21h30 – Show Banda Lex Luthor
Local: Praça da Matriz
26/01 – Domingo
8h – Missa
Local: Igreja Matriz de Santa Isabel
9h – Partida de futebol entre Gigante União x Unidos Futebol Clube
Local: Estádio do Reuminas – Colônia Santa Isabel
14h – Show com Bloco Cueca do Avesso + Bloco do Vini
Local: Praça da Matriz
O Concerto é uma realização da Prefeitura de Betim, em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e a Associação Comunitária de Moradores da Colônia Santa Isabel.