Câmeras de monitoramento registrou o exato momento em que a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, Maryland, desabou após ser atingida por um navio cargueiro. A colisão ocorreu durante a madrugada desta terça-feira (26).
O acidente deixou pelo menos duas pessoas feridas, uma delas em estado grave, e várias outras estão desaparecidas. As equipes de resgate, incluindo mergulhadores, estão lutando contra o tempo e enfrentando condições desafiadoras devido às baixas temperaturas.
Mergulhadores estão fazendo buscas no rio em busca de sobreviventes. As autoridades ainda não têm um número preciso de pessoas desaparecidas, mas estima-se que pelo menos sete estavam em carros que cruzavam a ponte no momento do incidente.
O navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura, que tinha como destino o Sri Lanka, segundo o jornal “The New York Times”. Operado pela empresa Synergy e a serviço da companhia dinamarquesa Maersk, o navio, batizado de Dali, tem 300 metros de comprimento e 48 de largura.
As autoridades bloquearam todas as vias na região da ponte Francis Scott Key para facilitar o trabalho dos bombeiros. O tráfego naval no porto de Baltimore também foi suspenso temporariamente.
O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência, e o secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, está em contato com as autoridades locais. Não há indicação de que o incidente tenha sido um ato terrorista, e acredita-se que o navio tenha perdido propulsão enquanto manobrava para sair do porto.
A ponte Francis Scott Key, inaugurada em 1977, tem quase 3 quilômetros de extensão e é uma importante ligação entre dois pontos da cidade, cruzando o Rio Patapsco. A estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore.
Francis Scott Key, autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos, escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.
Fonte: Globo.com