O Congado em Betim é marcante com as suas manifestações religiosas, e uma das festas mais concorridas é a festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que acontece na Colônia Santa Isabel, região do Citrolândia. A festividade religiosa inicia-se na próxima quinta-feira (25), se estendendo até 5 de maio, o evento marca o encerramento com a tradicional Missa Conga. Realizada há 11 anos pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, em parceria com a Prefeitura de Betim, a celebração tem um papel fundamental na religiosidade e cultura local.
A festividade começa com novenas nas casas da comunidade da Colônia, de 25 de abril a 3 de maio. Durante esse período, os fiéis se reúnem para rezar o terço e levar a imagem de Nossa Senhora do Rosário pelas residências. A novena se encerra com o terço cantado e o ‘Chá de Memórias’ em homenagem ao Reinado, na sede da Irmandade.
Em 4 de maio, ocorre o hasteamento da bandeira de Nossa Senhora do Rosário, também na sede da Irmandade, pela Guarda de Moçambique. O ponto alto acontece no domingo (5), quando a imagem de Nossa Senhora do Rosário chega em uma barca, no rio Paraopeba, e é recebida por guardas do Congado, seguindo em procissão para a sede.
O Capitão-Mor da Irmandade, André Bueno, destaca a importância da celebração para os congadeiros. “É um símbolo notável da resiliência da história de Betim. Festejar uma tradição negra em uma comunidade que, há 60 anos, via o congado como algo fora dos dogmas cristãos é um marco importantíssimo. Agora, o festejo é reconhecido como um valioso patrimônio cultural, que embeleza as ruas da cidade com cores, ritmos, danças e devoção”.
O Reinado de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel foi registrado em 2019 como patrimônio imaterial do município de Betim, destacando sua relevância cultural e religiosa para a região.
Fotos: @marciohenriquefotografias