A inesperada atitude do vereador Claudinho (PSB) de disparar sua artilharia contra o prefeito Heron Guimarães surpreendeu seus apoiadores e colegas de legislatura. Esse comportamento agitou os bastidores da política betinense. O parlamentar, eleito para seu terceiro mandato dentro da coligação do atual prefeito, é conhecido por sua atuação intensa e chegou a ser cogitado para assumir a Secretaria de Governo na atual gestão. Até o momento, não se sabe ao certo o que motivou a revolta do vereador contra o Executivo.
Claudinho “soltou os cachorros” contra Heron pela primeira vez ao expressar insatisfação com a Secretária de Cultura, Bruna Márcia Ribeiro, em relação ao seu bloco carnavalesco, Faraó. Desde então, o parlamentar tem usado a Tribuna da “Casa do Povo” para continuar seus ataques ao Executivo, levantando bandeiras como a falta de água na região do Marimbá e a violência em Betim. Até aí, tudo bem. No entanto, quando sugeriu ao prefeito doar coletes à prova de balas para alunos da rede pública de ensino, foi criticado por seus pares e pela comunidade, que interpretaram sua proposta como um ato de espalhar “o terror” entre os pais dos alunos.
O prefeito Heron Guimarães, na base do “chumbo trocado não dói”, tem respondido com “cutucadas” ao vereador Claudinho. Ele já fez comentários nas redes sociais do parlamentar em resposta às suas investidas e, em suas falas públicas, não tem poupado críticas ao vereador, defendendo seu governo, que ainda está no início e nem completou 100 dias.
Na reunião plenária desta terça-feira (11), quando todos esperavam que Claudinho fosse “moer”, como gosta de dizer, o prefeito Heron em seu discurso na Tribuna, ele se limitou a criticar a Viação Santa Edwiges, concessionária do transporte público em Betim, e os contratos da IDDS.
Em resposta ao nosso questionamento, Claudinho enviou o seguinte texto:
“Tomei a posição de independência (o que deveria ser de todos). Não sou oposição, pois não tenho conhecimento de como será este novo governo, apesar de não concordar com muitas coisas que já estão acontecendo. Votarei a favor daquilo que for bom para o povo, como fiz hoje, e contra o que não concordarei. Desejo boa sorte ao Executivo. Do lado parlamentar, continuarei a lutar, como sempre, ao lado do povo, defendendo com veemência aquilo em que acredito. Não estou em guerra com ninguém. Estou em guerra contra a falta de assistência ao povo.”
Já o prefeito Heron Guimarães enviou o seguinte posicionamento à nossa reportagem:
“Até entendo a insatisfação dele por não conseguir tudo o que deseja na prefeitura. Ele é uma pessoa que tem virtudes, mas, como todos, também possui defeitos. Sua instabilidade natural muitos já conhecem. Respeito o direito dele de se definir como vereador de oposição. As críticas que ele eventualmente fizer, se forem construtivas, chamarei minha equipe para avaliar e resolver, se for o caso. Caso contrário, se forem ataques gratuitos, pessoais, apelativos e injustificados, apenas escutarei. Afinal, um prefeito precisa ter boa audição, mas deve saber distinguir o que é construtivo daquilo que é destrutivo. Temos uma cidade para continuar construindo.”
Ilustração: Guilherme Aguiar
Fotos: Divulgação
Uma resposta
Muito boa a forma que o prefeito respondeu . Mostrando ser correto e sensato como sempre demonstrou ser . Parabéns prefeito e conte comigo para fazermos uma Betim melhor como o Sr. Vitorio fez durante todo seu mandato . Honestidade , competência e caráter!